Pular para o conteúdo principal

Configurando a integração

Chegou a hora de testarmos nosso arquivo de integração criado nas etapas anteriores.

Com o Integrador aberto e um banco de dados já selecionado, clique no botão Selecionar arquivo.

Salescope Integrador

Em seguida, encontra seu arquivo de integração e clique em Abrir.

Salescope Integrador

Validando seu arquivo

O Integrador possui uma série de validações durante todas as etapas, desde o momento que você seleciona o arquivo até o momento da integração de fato. Então, se a qualquer momento você se deparar com uma mensagem de erro, volte aos passos anteriores para validar se seu arquivo foi gerado de forma correta.

Caso seu arquivo seja uma query SQL, há uma etapa adicional antes de prosseguir: você precisa informar como o Integrador se conecta ao banco de seu ERP.

Caso seu arquivo seja CSV ou Excel, você já pode avançar para o próximo artigo.

Configurando a query sql

Ao selecionar um arquivo com extensão .sql, o Integrador irá lhe perguntar qual o tipo de banco de dados e string de conexão com o banco de dados de seu ERP.

Salescope Integrador

O primeiro campo, Tipo de banco de dados, define a tecnologia de armazenamento utilizada em seu ERP. O Integrador precisa dessa informação para saber como executar sua query e extrair as informações de vendas. São suportados os seguintes tipos de banco de dados:

DB2, Firebird, Microsoft Access, Microsoft SQL Server, MySql, Oracle, PostgreSQL, SQLite

Caso seu banco de dados não esteja listado, você deverá utilizar uma outra forma de integração, como arquivo CSV.

O segundo campo é a String de conexão.

Salescope Integrador

String de conexão é uma forma padronizada de sistemas informarem seus dados de acesso a bancos de dados. Resumidamente, uma string de conexão informa o local de seu banco de dados, nome, usuário e senha de acesso ao mesmo.

Caso você não saiba qual a string de conexão com seu banco de dados, você pode conseguir essa informação com seu DBA ou em alguns casos com a fornecedora do ERP. Caso você seja o responsável pelo banco, você pode consultar o site ConnectionStrings.com para descobrir qual a string de conexão correta.

Dica

Alguns bancos de dados podem ter especifidades tanto na parte de conexão quanto de acesso. Por isso, é normal que a primeira vez que você executar uma query, você receba uma mensagem de erro. Recomendamos tentar mais de uma string de conexão até receber uma mensagem de sucesso.