Clientes
O módulo Clientes cria um raio-x de qualquer cliente de sua carteira. Analise em um único lugar os pedidos, comportamento de compra, informações de contato e muito mais.
Esse módulo é dividido em duas partes:
- No lado esquerdo, visualize a relação completa de seus clientes;
- Ao clicar em qualquer cliente, você visualizará as informações detalhadas do mesmo no lado direito;
As informações do cliente são organizadas em seis abas:
- Visão geral;
- Informações;
- CRM;
- Todos os valores;
- Mais comprados.;
- Produtos recomendados.
Vamos conhecer cada uma dessas abas a seguir.
🏠 Visão geral
A aba Visão geral oferece um painel consolidado com os principais dados do cliente: valores financeiros, histórico de compras, comportamento comercial, risco de perda, entre outros.
Você pode passar o mouse ou clicar sobre muitos dos elementos para visualizar mais detalhes ou explicações.
Vamos analisar cada bloco da imagem a seguir:
Indicadores principais
Na parte superior, temos um resumo dos principais indicadores de vendas:
-
Valor total: R$ 1.210.110,00
Total vendido para este cliente no período analisado. -
Rentabilidade: R$ 669.343,79
Lucro gerado com as vendas para esse cliente. -
Pedidos: 14 pedidos
Número de compras distintas realizadas. -
Produtos: 85 produtos
Quantidade total de produtos diferentes comprados. -
Ticket médio: R$ 86.436,43
Valor médio por pedido (total dividido pelo número de pedidos).
Gráfico de histórico de vendas
Abaixo dos indicadores, há um gráfico de barras que mostra visualmente o valor comprado por mês. Ele ajuda a identificar períodos de alta ou baixa nas compras do cliente.
💡 Dica: o gráfico é interativo — ao passar o mouse sobre cada barra, você vê o valor exato daquele mês.
Localização
Apresenta o estado e cidade da empresa. Essas informações ajudam a filtrar ações comerciais ou logísticas. Você pode passar o mouse para ver o endereço completo. Ao clicar, você é direcionado ao módulo de Cidades, que mostra mais detalhes sobre a localidade.
O que comercializa
Exibe os principais produtos que essa empresa costuma comprar, com base em dados encontrados na internet.
Você pode passar o mouse para ler um resumo completo da empresa.
Primeira compra
Mostra qual foi o primeiro pedido realizado por este cliente, com o nome do vendedor responsável. Você pode passar o mouse para ver os detalhes do pedido, ou clicar para ser direcionado ao pedido.
Última compra
Exibe o último pedido realizado por este cliente, com o nome do vendedor responsável.
Passe o mouse para ver os detalhes do pedido, ou clique para ser direcionado ao pedido.
Status do cliente
Mostra a situação atual do cliente em relação à sua carteira. Em nosso exemplo, o cliente está como Recuperado, pois já havia sido inativo, mas voltou a comprar.
Risco de perda
Este indicador estima a chance de o cliente deixar de comprar novamente, com base em padrões de comportamento e frequência de pedidos.
Avaliação RFV
Avaliação baseada em Recência, Frequência e Valor das compras. Quanto mais recente, frequente e valioso for o relacionamento com o cliente, melhor será a nota.
💡 Passe o mouse sobre o bloco para entender como a pontuação é calculada.
Observações
Espaço para registrar anotações e observações livres sobre o cliente.
Pode ser usado para histórico de visitas, negociações ou particularidades.
🗺️ Informações
A aba Informações reúne os dados cadastrais e comerciais da empresa, tanto de fontes oficiais quanto da internet.
Encontrado na Receita
Este bloco exibe os dados extraídos da Receita Federal automaticamente. Você pode visualizar:
- Nome fantasia
- Razão social
- CNPJ
- Atividade econômica principal
- Porte da empresa
- Situação cadastral (ativa, inapta, etc.)
- Tipo de estabelecimento (matriz ou filial)
- Natureza jurídica (MEI, Ltda., etc.)
Esses dados ajudam a validar se a empresa está ativa, qual seu tamanho e segmento de atuação.
Encontrado na internet
Este bloco mostra informações complementares encontradas em sites e redes sociais, como:
- Descrição da empresa
- Link para site oficial e redes sociais
- Produtos ou serviços oferecidos
- Tipo de cliente (ex: pessoa jurídica)
- Público-alvo
Esses dados são especialmente úteis para entender o posicionamento da empresa no mercado e adaptar abordagens comerciais.
Endereço e contatos
À direita da tela, são exibidos:
- Endereço principal (com possível link para mais endereços)
- Telefones (agrupados por origem: Receita ou internet)
- Emails de contato (financeiro, comercial, etc.)
- Link direto para o site da empresa, se encontrado
Você pode copiar os dados com um clique, facilitando o uso em outras ferramentas ou comunicações.
Produtos recomendados
A aba Produtos recomendados analisa o comportamento de compra do cliente para sugerir produtos que ele possa se interessar, ajudando assim a aumentar seu ticket médio e a retenção do cliente.
Os produtos são sugeridos com base em três critérios:
- Mais populares: quais produtos são comprados pelo maior número de clientes. Oferecer esses produtos pode aumentar a chance do cliente os comprar, e aumentar seu Ticket Médio;
- Maior índice de satisfação: quais produtos são comprados com maior frequência pelos demais clientes. Oferecer esses produtos pode aumentar a fidelidade e a frequência de compra do cliente;
- Novidades em destaque: quais produtos começaram e ser vendidos recentemente e já têm uma boa saída para outros clientes. Esses produtos podem aumentar a fidelidade e o ticket médio de seu cliente.
Mais comprados
A última aba é a Mais comprados, que lhe permite entender o comportamento de compra de seu cliente.
Analise os itens mais comprados pelo cliente, agrupados pelo nome do produto, grupo, marca, cor ou qualquer outra informação de produto.