Introdução
Bem-vindo ao manual de implantação do Salescope!
Este manual irá lhe guiar pelo processo de implantação do Salescope, um software de business intelligence que se integra ao ERP de sua empresa para gerar análises de vendas e clientes.
Ao final deste guia, você deve estar com o Salescope instalado e configurado com as vendas de sua empresa.
Como funciona o Salescope
O Salescope é composto por três softwares:
- Salescope BI: software de business intelligence utilizado em computadores Windows;
- Salescope Mobile: software de business intelligence utilizado em celulares iOS e Android;
- Salescope Integrador: software para gerenciamento e integração dos dados. É utilizado pelo administrador de TI, normalmente em servidores.
Salescope BI
O Salescope BI é o software que será utilizado pelos usuários no computador. Nele, é possível analisar os números da empresa por meio de dashboards, mapas, gráficos e relatórios.
Por ser uma plataforma de análises, os usuários do BI não podem atualizar ou alterar as vendas, apenas visualizá-las.
Para atualizar as vendas do Salescope BI, deve-se atualizar o Salescope Integrador.
Salescope Mobile
O Salescope Mobile é o software que será utilizado pelos usuários no celular.
Nele é possível acompanhar as vendas, conhecer os clientes estar por dentro dos números da empresa de uma forma prática.
Assim como o Salescope BI, o Salescope Mobile não permite atualizar ou alterar as vendas, apenas visualizá-las. Ele também depende do Salescope Integrador para exibir as vendas mais recentes.
Salescope Integrador
O Salescope Integrador é o software que gerencia os dados e acessos no Salescope BI.
Nele é possível atualizar as vendas do BI, gerenciar permissões de acesso e modificar configurações do sistema.
Por ser uma ferramenta administrativa, normalmente é utilizado apenas por gestores ou equipes de TI.
Banco de dados Salescope
Já sabemos que o Salescope BI e o Salescope Mobile permitem análises das vendas, e que essas vendas são trazidas a eles pelo Integrador.
Mas porque eles não acessam diretamente os dados do meu sistema ERP? Porque a necessidade do Integrador?
A resposta é que o usuário nunca acessa o banco de dados seu sistema ERP, mas sim um banco próprio, de uso exclusivo e otimizado para o Salecope. E este banco é criado pelo Integrador.
O banco de dados próprio do Salescope é um arquivo com extensão .db, o qual vamos chamar de banco de dados Salescope neste tutorial.
Utilizar um banco de dados próprio tem diversas vantagens:
- 🖥️ Independência: as análises do Salescope ocorrem no seu computador ou celular e nunca impactam a operação do ERP;
- 🚀 Desempenho: o banco de dados Salescope é otimizado para entregar análises complexas em milissegundos, mesmo com milhões de registros e análises em IA;
- 🔒 Segurança: seus usuários não precisam acessar diretamente seu ERP para criar análises. Você também pode definir qual usuário tem acesso a qual informação;
- 🏠 Mobilidade: O Salescope pode ser utilizado na empresa ou remotamente, e sem necessidade de VPN.
Para que o Integrador possa criar este banco de dados, sua equipe deverá criar um arquivo de dados com as vendas de sua empresa. Este arquivo pode ser uma consulta SQL ou com arquivos de vendas. Veremos como criar este arquivo nos próximos passos.