10 motivos para você utilizar um BI em sua empresa

Porque devo utilizar um sofware de Business Intelligence em minha empresa? Neste artigo veremos 10 vantagens competitivas que um software de BI pode trazer para o seu negócio. Você vai se surpreender em como um software de BI pode trazer mais dinheiro, economia de custos e melhores estratégias para sua empresa.

1 – Conheça os números de sua empresa

No reality show americano “O Sócio”, o apresentador e bilionário Marcus Lemonis repete uma frase a todo empresário que participa do programa:

“Se você não conhece os números, não conhece sua empresa.”

E não é à toa: os números ditam a saúde, a prosperidade e refletem o resultado das ações tomadas na empresa.

E nesse ponto um software de BI é transformador, pois seu principal objetivo é apresentar os números de sua empresa, da forma que entregue o maior valor da forma mais rápida possível.

Quer um exemplo prático? Quanto tempo tomaria da sua equipe para montar um dashboard com as vendas do mês como a imagem a seguir?

Dashboard comercial com vendas do mês

Em um BI, esse dashboard é gerado menos de um segundo! E você ainda pode navegar entre outros meses, e aplicar filtros para visualizar apenas uma região, ou apenas o resultado e um vendedor.

A velocidade das análises é essencial: se você demora para gerar seus relatórios e navegar entre os números, sua linha de raciocínio pode ser interrompida. Por isso, um bom BI gera qualquer dashboard ou relatório em segundos, e é fácil e utilizar.

2 – Acompanhe os resultados de estratégias

Vamos imaginar alguns cenários:

  • Sua equipe de marketing criou uma mega campanha para fidelizar clientes;
  • Seus vendedores estão competindo por um prêmio para quem abrir mais clientes;
  • Sua empresa lançou um novo grupo de produtos com investimento massivo em marketing.

Como medir se essas ações trouxeram o resultado esperado?

Um software de BI permite a você analisar descobrir tudo isso com poucos cliques. Veja como é simples ter essas respostas utilizando o Salescope BI:

Analisando a fidelização de clientes

O módulo Movimentação de Clientes permite analisar a quantidade de clientes perdidos com gráficos e relatórios. Uma campanha de fidelização visa diminuir essa evasão.

Dashboard de conquista e perda de clientes

Qual vendedor abriu mais clientes?

O módulo “Abertura de clientes” permite descobrir quantos clientes foram abertos por cada representante com apenas um clique. E você pode agrupar os resultados por mês, semana, ano ou qualquer outro período.

Gráfico de abertura histórica de clientes

Já imaginou quanto tempo levaria para gerar apenas um desses relatórios com o Excel?

Acompanhar as vendas de um novo grupo de produtos

Uma das vantagens de trabalhar com BI é poder “filtrar” as informações, restringindo o escopo de suas análises. Acompanhar a evolução das vendas de um grupo de produtos se torna simples, combinando o poder dos filtros do Salescope com módulo Evolução de Vendas.

Gráfico histórico de vendas

Note que o módulo gerou um gráfico, um relatório e até uma projeção de vendas futuras, utilizando inteligência artificial. Um BI leva o acompanhamento de suas vendas a um novo patamar sem paralelo em planilhas ou softwares de ERP.

3 – Identifique oportunidades

Sem dúvidas a experiência dos gestores e equipes de vendas são os pilares para a identificação de novas oportunidades de negócios, e um software de BI pode fornecer os números e informações para ajudar a alavancar essas oportunidades. Vejamos 2 exemplos:

Fidelização de novos clientes

O vendedor se esforçou para conquistar um novo cliente, e agora cabe à empresa fidelizá-lo para que realize boas compras por um longo período. Um software de BI lhe ajuda a entender quais produtos o cliente comprou e quais pode comprar, compará-lo com demais clientes da mesma região e acompanhar a evolução de seu ticket médio e frequencia de compras.

Aumente o ticket médio de sua carteira

A cada venda o representante pode consultar quais os produtos mais comprados pelo cliente, quais ele pode comprar, seu ticket médio e até a região em que ele se encontra no mapa, caso seja interessante uma visita presencial para aumentar as vendas.

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