Como identificar o representante com a melhor performance?

É um cenário comum: sua empresa quer bonificar o representante que melhor se destacou em um período, motivando uma corrida saudável por melhores resultados de vendas para a empresa. Neste artigo, você irá aprender a identificar o representante com melhores vendas em poucos segundos, utilizando o business intelligence Salescope Análises.

Representante com maiores vendas no período

O Salescope Análises possui 8 módulos, para diferentes tipos de análises. Como queremos identificar o representante com melhor performance, vamos acessar o módulo “Ranking”. Este módulo analisa um ou mais elementos dentro de um período, e traça uma curva ABC dos resultados.

Vamos começar selecionando um período de vendas a ser analisado, no nosso exemplo, o primeiro semestre de 2017 (01/01/2017 à 30/06/2017).

 

Selecione a opção “Representantes”, e depois “Representantes entre si”.

 

Clique em “Gerar análises” e pronto. Instantaneamente o Salescope Análises irá gerar um gráfico e um relatório com os representantes que mais venderam no período. Você pode alternar o ranking para analisar Valores, Rentabilidade, Quantidade, Quilos, Litros ou Metros.

 

No exemplo que fizemos, podemos verificar que o “Rio de Janeiro Representações” foi o representante com maiores vendas no período. Mas podemos ir além, e fazer uma análise de cubo para identificar o que se destacou dentro das vendas deste vendedor.

Clique na aba “Detalhado”, e selecione a opção “Rio de Janeiro Representações”. No campo “Analisar”, cliquem em “Clientes”.

Podemos verificar que o cliente “Mobilita Com Ind e Representações Ltda” impulsionou as vendas do representante no período. Vamos verificar o histórico de venda deste cliente?

Verificando histórico de vendas de clientes

Para analisar histórico de vendas, o Salescope Análises possui o módulo “Evolução”. Clique nele, e na opção “Clientes”. Busque pelo cliente Mobilita e clique em “Gerar análises”.

 

Pronto, em menos de um segundo é gerada uma análise de evolução de vendas do cliente. E como podemos notar no gráfico, este é um cliente que fez uma grande compra no mês de março, impulsionando os resultados do semestre.

 

Poderíamos ir além em nossas análises: como os módulos são interligados, você poderia identificar os produtos que este cliente mais comprou no período, quais produtos historicamente este cliente comprava, se o mesmo era atendido por outro representante no passado, qual a participação do mesmo no total do faturamento da empresa… as possibilidades de análises e a velocidade com que se obtém o resultado, tornam o Salescope Análises um aliado importante nas análises de suas vendas.

Quer saber mais sobre o Salescope Análises? Além de um B.I. completo, ele funciona em conjunto com o Salescope Mapas, uma ferramenta de mapeamento de clientes que lhe dará uma nova visão sobre suas vendas. Saiba mais sobre nossos produtos baixando nossa apresentação, ou entre em contato para marcarmos uma apresentação.

 

 

 

 

 

Compartilhe