Como fazer uma análise completa das vendas de produtos em sua empresa

Postado por Bruno Soares
3 de outubro de 2021

Neste artigo, vamos descobrir como é simples descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas dos produtos de sua empresa.

Vamos visualizar, na prática:

  • Qual o produto mais vendido (em valor e quantidade) de sua empresa;
  • Qual produto já foi vendido para mais clientes;
  • Qual produto possui a maior margem;
  • Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total.

Caso ainda não possua o Salescope instalado, você pode testá-lo gratuitamente.

Qual meu produto mais vendido?

O Salescope permite a você ter uma visão completa de seu negócio de uma perspectiva das vendas, e para isso conta com dezenas de módulos de análises.

Para descobrir o produto mais vendido, podemos utilizar o módulo “Ranking”, que cria uma análise do mais vendido para o menos vendido.

Abra o Salescope Mapas, e acesse Desempenho > Ranking.

Ao abrir o módulo, selecione a opção “Produto” e pronto, você já tem um ranking de seus produtos mais vendidos, com apenas 2 cliques!

Ranking de produtos mais vendidos

Este ranking que criamos é baseado no valor total vendido, mas você pode analisar qual produto tem a maior quantidade vendida.

Para isso, selecione a opção “Quantidade” em “Totalizar por”.

Ranking de produtos por quantidade vendida

Você reparou a quantidade de opções de rankings possíveis na imagem acima? Sim, com 2 cliques você consegue criar um ranking de praticamente qualquer dado de sua empresa:

  • Representantes com maior margem;
  • Estados com mais clientes;
  • Marcas com mais produtos;

Dentre milhares de outras combinações.

Qual produto já foi vendido para mais clientes?

Descobrir quais produtos são vendidos para o maior número de clientes pode indicar a boa aceitação de um item pelo mercado.

Para descobrir quais seus produtos têm a melhor distribuição para clientes, vamos continuar utilizando nosso já conhecido módulo de Ranking.

Nas opções do módulo, basta selecionar “Produtos” e “Clientes”, respectivamente.

Gráfico e relatório do ranking de produtos vendidos para mais clientes

Pronto, criamos rapidamente um gráfico e um relatório com o ranking dos produtos vendidos para mais clientes. Super simples!

Qual produto possui a maior margem

O Salescope também consegue calcular sua margem em seus relatórios. E você nem precisa ter essa informação calculada em sua empresa: o Salescope realiza o cálculo automaticamente baseado no valor de venda e rentabilidade de cada produto!

Mais uma vez, será bem fácil criar nossa análise. Queremos descobrir quais produtos possuem as maiores margens de vendas. Então, criaremos um ranking selecionando “Produtos” e “Margem”.

Rankings de produtos com maiores margens de vendas

Com o uso, você irá notar que a maior parte de suas análises no Salescope podem ser feitas com poucos cliques, e isso lhe ajudará a ter mais informações de vendas em menos tempo.

Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total?

De todo o faturamento de sua empresa, você sabe a participação de cada grupo de produto no total?

Podemos descobrir essa informação de diversas formas no Salescope, mas, para facilitar o entendimento, vamos continuar nossos exemplos com o já conhecido módulo de Ranking. E sim, apesar de ser super simples de utilizar, ele é bem rico em informações, e trás até a participação!

Voltando à nossa questão, queremos analisar a “participação de grupos de produtos no valor de faturamento total”. Então, vamos começar criando um ranking de valor por grupo de produto.

Ranking de valores por grupo de produto

Você notou a coluna “% Valor” na tabela localizada à direita do gráfico? Sim, esse é o percentual de participação que cada grupo de produto possui sobre o faturamento total!

Participação de cada grupo de produto no faturamento total da empresa

E sabe o melhor de tudo? Você pode compartilhar todas essas informações com sua equipe por email, pela rede ou até Whatsapp, mesmo com quem não tenha o Salescope instalado!


Quer ver mais algumas análises de vendas na prática? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope.

Não deixe de conhecer o Salescope na prática em nosso canal do YouTube!

Tags: analise de mix de produtos / análise de produtos / BI grátis / como analisar / desempenho de vendas / exce / excel / margem de produtos / margem de vendas / mix de produtos / pesquisa / produtos em destaque / produtos mais vendidos / ranking de produtos

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação