Filtros

Quando você abre o Salescope Mapas e faz uma análise, ela é gerada com base em todas as vendas de sua empresa. Porém, você provavelmente irá sentir a necessidade de analisar apenas um período. Ou apenas as vendas de um produto. Ou então comparar as vendas de dois representantes.

É possível restringir as análises a apenas um grupo de vendas utilizando os Filtros. Existem dois tipos de filtros no Salescope Mapas: Filtros de Data, e Filtro de Dados. Vamos descobrir neste artigo como aplicar os dois tipos de filtros.

Filtros de data

Os filtros de data lhe permitem restringir suas análises a apenas um período específico de tempo. É comum a necessidade de analisar apenas um ano de vendas, ou apenas a semana atual, e para esses cenários os filtros de data irão lhe ajudar.

Para restringir as vendas a um período, basta selecionar o controle de datas no canto superior direito do sistema.

Você pode digitar manualmente um período ou selecionar alguns dos atalhos, por exemplo “Ano atual”.

Uma vez aplicado um filtro, o mesmo é válido para todas as análises realizadas na mesma aba. Você pode navegar por outros módulos que os filtros continuam sendo aplicados.

Filtros de dados

Os filtros de dados lhe permitem restringir suas análises a apenas um grupo de informações da sua empresa. Alguns filtros comuns são:

  • Representante
  • Região
  • Marca de produto
  • Estado

Você pode criar filtros com qualquer informação de sua empresa, como grupo, subgrupo, categoria, entre outros.

É possível combinar diferentes filtros, como por exemplo visualizar apenas as vendas de uma determinada Marca de produto dentro de determinada Região.

Exemplo de uso dos filtros

Vamos ver na prática como funciona: imagine que você queria analisar para quais clientes a representante Suzana está vendendo o produto Bola Confete Estrela.

Clique no botão “Adicionar filtro”.

Selecione Representante, e em seguida Suzana. Já temos nosso primeiro filtro.

Janela de filtros com representante Suzana selecionada.

Agora selecione Produto, e em seguida Bola Confete Estrela.

Janela de filtros com produto "Bola confete estrela" selecionado.

Então clique em “OK”.

Botão "OK" da janela de filtros.

Pronto, a partir deste momento todas as análises serão baseadas em nossos filtros, ou seja, restritas às vendas de Bola Confete Estrela pela Suzana.

Vamos a um teste prático: descobrir quem são os maiores clientes da Suzana para este produto. Para essa análise, podemos utilizar o novo Relatório de Curva ABC, que classifica os clientes de acordo com o total de vendas.

Selecione Curva ABC > Relatório no menu de módulos.

Clique em “Exibir todos” para visualizar todos os clientes.

Pronto, em menos de um minuto geramos um relatório dos clientes que compraram o produto Bola Confete Estrela da representante Suzana.

Você pode navegar entre os módulos que os mesmos filtros continuam sendo aplicados. Por exemplo, clique em “Histórico e KPIs” para ver a evolução nas vendas deste produto pela Suzana.

Próximo artigo: Compartilhando suas análises

Compartilhe