Dashboard de Atividade

O Dashboard de Atividade cria um painel com os principais indicadores de atividade de seus clientes e cidades.

O dashboard é composto por diversos gráficos e indicadores de atividade de suas vendas. Vamos detalhar cada uma das partes abaixo.

KPIs de atividade

A primeira parte do dashboard trás seus indicadores de atividade.

São eles:

  • Quantidade de clientes: total de clientes de sua carteira;
  • Quantidade de cidades: total de cidades atendidas;
  • Data da última venda: data da venda mais recente;
  • Última venda há (dias): há quantos dias foi realizada a venda mais recente;
  • Média de dias sem vendas por cliente: há quantos dias os clientes de sua carteira, em média, realizaram a última compra.

Taxa de ativação

A taxa de ativação indica qual percentual de sua carteira não está inativa, ou seja, que de fato realiza compras.

Suponha uma empresa que considera um cliente inativo quando o mesmo não compra há mais de 6 meses. Se a taxa de ativação dessa empresa estiver em 60%, significa que os outros 40% da carteira não comprou no último semestre.

Churn rate mensal

O Churn rate (ou taxa de churn) indica o percentual da carteira que é perdido mensalmente.

Na imagem acima vemos uma taxa de churn mensal de 15,1%. Significa que, em média, todo mês 15,1% dos clientes ativados da carteira tornam-se inativos.

Composição da carteira

O gráfico de composição de carteira indica a quantidade de clientes em cada categoria de ativação.

Você pode passar o mouse sobre o gráfico para visualizar o percentual de cada categoria.

Saldo de clientes ativados

O gráfico de Saldo de clientes ativados mostra quantos clientes foram abertos (ou perdidos) no mês. Meses com mais clientes novos são sinalizados em verde. Meses com mais clientes perdidos, em vermelho.

Um cliente ativado é um que não está inativo, ou seja, que realizou ao menos uma compra nos últimos meses (de acordo com a configuração de atividade da empresa).

Imagine um mês em que se abriu 10 novos clientes, recuperados outros 5 da inatividade, e perdido 3 outros clientes.

10 novos + 5 recuperados – 3 perdidos = +12 clientes ativados no mês

Abertura de clientes no mês

O Gráfico de abertura de clientes no mês mostra quantos clientes estão sendo abertos mensalmente.

Um cliente é considerado aberto quando ele realizou sua primeira compra naquele mês.

Você também pode visualizar os clientes abertos por cada representante clicando em “Visualizar relatório por representante”.

Clientes recuperados por mês

O gráfico de clientes recuperados mostra quantos clientes saíram da inatividade todo mês.

Um cliente é considerado recuperado quando a última compra realizada o tirou do status de inativo.

Clientes perdidos por mês

O gráfico de clientes perdidos mostra quantos clientes se tornaram inativos por mês.

Um cliente é considerado inativo assim que completa uma quantidade de meses sem comprar. Essa quantidade de meses é configurada no painel Configurar atividade, disponível em todos os módulos de Atividade.

Próximo artigo: Mapa de atividade

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