Módulo Movimentos

Nesse módulo é possível analisar quais são as vendas: inativas (deixou de comprar com a empresa), recuperadas (era inativa e voltou a comprar), novas (nunca houve venda anterior dentro do período e filtros selecionados) e vendas de forma constante.

Como é possível visualizar os resultados?

As vendas podem ser visualizar por:

  • Gráfico: Gráficos em barra na horizontal e gráfico de linha por tempo.
    – O gráfico em barra na horizontal apresenta as vendas que se tornaram inativas, recuperadas, novas e vendas constante, focando no mês selecionado no campo foco (explicaremos de forma detalhada mais à frente).
    – O gráfico por linha apresenta as mesmas vendas inativas, constantes, novas e recuperadas, levando em consideração a matriz tempo, mostrando mês a mês como se comportou as vendas no qual está analisando.
  • Listagem: Trás as vendas mês a mês do período selecionado de duas formas: a primeira é quantitativa detalhada dentro de cada mês, e a segunda é em forma qualitativa, trazendo o nome da informação que está analisando de cada uma das vendas (novas, inativas, recuperadas e constantes).

Vamos começar?

Para iniciar uma análise, selecione o módulo Movimentos no menu superior do Salescope Análises.

A seguir, selecione o período que deseja analisar no campo “Período”.

Comece selecionando um ou mais filtros do lado esquerdo, que definem ONDE você deseja realizar a análise. Por exemplo, você pode restringir suas análises a um representante específico.

Agora selecione no rodapé COMO você gostaria de visualizar sua análise. Por exemplo, você pode definir que quer analisar o movimento de produtos.

Após selecionadas todas as informações que deseja, clique no botão “Gerar análises”.

Analisando totais

Caso deseja analisar as vendas totais da empresa por cliente, representante, produto, entre outros; basta selecionar do lado esquerdo a informação que deseja analisar, e em seguida selecionar o botão “entre si” que aparecerá do mesmo lado esquerdo.

Análise em forma de gráfico

Ao gerar uma análise no módulo Movimentos, o primeiro resultado exibido será em forma de gráfico.

Nessa análise, você terá 2 gráficos para analisar o movimento das vendas.

O primeiro gráfico de barras é na horizontal, sendo a cor vermelha as vendas que se tornaram inativas, em verde as vendas recuperadas, em azul as vendas novas e em amarelo vendas de forma constante.

O segundo gráfico é representado por linhas utilizando o parâmetro de tempo, as cores são as mesmas mencionadas acima.

O resultado que irá aparecer em gráfico será correspondente ao mês selecionado no filtro de “foco” da tela anterior. Também é possível determinar quando uma venda se torna inativa para você no filtro “Torna-se inativo em ___ meses”.

Por exemplo: Em exemplo o mês foco de análise é julho/2018, como a informação que está aparecendo em gráfico é correspondente ao mês de julho, analisando o gráfico abaixo percebemos que:

  • 89 clientes se tornaram inativos no mês de julho de 2018;
  • 21 clientes foram recuperados;
  • 20 novos clientes foram conquistados;
  • 4 clientes continuam comprando de forma constante, todos em julho de 2018.

É possível visualizar as vendas em: Valores, Quantidade e em Rentabilidade (essa a última opção irá variar se a sua empresa disponibilizou ou não essa informação).

Para escolher como gostaria de visualizar os resultados, basta escolher na parte superior esquerda do sistema, no campo “Visualizar em:”.

Análise em forma de listagem

Ao selecionar a aba “Listagem”, aparecerá o resultado das vendas de 2 formas.

A primeira forma é mensal, mostrando mês a mês as vendas: constantes, novas, recuperadas e inativas.

A segunda forma de resultado por listagem é quantitativa, isto é, você irá visualizar as informações completas por nome das vendas: constantes, novas, recuperadas e inativas.

Para escolher a visualização das vendas por Quantidade, Valor ou Rentabilidade, basta selecionar a opção que deseja no mesmo campo “Visualizar em” localizado da parte superior esquerda.

Caso queira compartilhar as análises ou salvá-las, basta selecionar o botão que está localizado do lado superior direito. O botão de compartilhar está presente em todos os módulos do software.

Exemplo prático

Pergunta: “Como analisar o movimento das vendas por clientes da região sudeste que compraram a linha de produto batman?”

Resposta:

Abra o Salescope Análises e acesse o módulo Movimentos.

Os filtros do lado esquerdo indicam onde você irá analisar a informação.

Do lado esquerdo, clique em Região e selecione Sudeste para restringir as análises a essa região.

Agora clique em Linhas e selecione Batman.

Pronto, já definimos onde iremos gerar nossa análise. Agora vamos definir como gostaríamos de visualizar os resultados.

Os botões da parte inferior definem como o resultado será gerados. Como iremos analisar o movimento de clientes, selecione o botão “Clientes”.

Agora clique em “Gerar análises”.

Pronto! Você terá analises de movimento de vendas detalhada por cliente, da região sudeste e que compraram a linha batman. Com isso, será possível descobrir todos os clientes nesse cenário que entraram na inatividade, os novos, recuperados e que compram de forma constante, em forma de gráficos e relatórios. Compartilhe as análises com quem desejar!

 

Próximo artigo: Módulo Tendências

 

 

Compartilhe