Definindo o tipo de arquivo de integração

Arquivo de integração é o arquivo (ou query) criado com as informações de vendas de seu ERP em um formato compatível com o Salescope Integrador.

Cada sistema ERP do mercado trabalha com um banco dados em formato próprio, o qual ainda pode ser customizado para cada cliente. Os arquivos de integração são a forma do Salescope se comunicar com qualquer ERP e ser capaz de gerar análises com base nesses dados.

Os arquivos de integração possuem sempre o mesmo formato, independente do ERP. Isso permite que ele funcione como uma ponte que liga seu ERP ao Salescope.

Formato do arquivo de integração

O Salescope Integrador aceita quatro tipos de arquivos de dados: Query, CSV, TXT ou Excel. Todos os formatos de arquivo trabalham com as mesmas informações, portanto a estrutura de dados é semelhante, independente do formato escolhido.

Caso opte pelo formato de Query, você deve construir uma instrução SQL de consulta ao banco de dados de seu ERP que traga os arquivos em um modelo pre-definido que veremos mais à frente. O Salescope Integrador pode ser programado para rodar a query periodicamente.

Caso opte pelos formatos CSV, TXT ou Excel, você deve gerar diariamente um arquivo do formato escolhido com todas as vendas do ERP. Além disso, deve-se agendar o Integrador para importar este arquivo para o banco do Salescope.

Pela maior facilidade de implantação do formato query, sugerimos ele como escolha primária em sua decisão. Porém, lembre-se que o  Integrador será instalado em um servidor que deve ter acesso de leitura ao banco de dados, caso contrário a query não conseguirá extrair as informações de seu ERP.

Informações adicionais sobre o arquivo de integração

  • O Salescope Análises e Salescope Mapas nunca acessam diretamente o banco de dados de seu ERP. Por isso, é importante que a integração seja realizada todos os dias a fim de manter o Salescope com as vendas mais recentes disponíveis;
  • Recomendamos que a integração seja realizada diariamente, após a meia-noite. Isso garante que todas as vendas do dia anterior tenham sido integradas;
  • É possível gerar arquivos com apenas um dia de vendas para complementar o banco do Salescope. Porém, essa opção não irá atualizar eventuais notas canceladas com emissão em dias anteriores;
  • O Salescope irá gerar análises baseadas exatamente nos dados que forem gerados em seu arquivo de integração. Caso o usuário queira analisar valores líquidos de descontos ou impostos, esses valores já devem vir abatidos em seu arquivo de integração.

Escolhendo o melhor formato de arquivo

Para prosseguir a implantação, você deve definir em qual dos formatos gostaria de gerar o arquivo de integração.

Abaixo, apresentamos um fluxo com nossas recomendações de acordo com sua estrutura.

O formato “API”, disponível no fluxo de recomendações acima, não foi abordado anteriormente, pois a implantação varia de empresa para empresa. Muitos dos usuários do Salescope possuem ERP na nuvem com nenhum tipo de acesso direto ao banco ou à customizações. Nesses casos, estudamos junto ao cliente a melhor forma de extração dos dados.

Uma vez escolhido o formato que melhor se adequa à sua empresa, clique no link correspondente abaixo para visualizar o formato a ser gerado.

Compartilhe