Quem são meus clientes mais importantes, e quanto representam no meu faturamento?

Neste artigo iremos identificar os 5% mais importantes clientes em termos de faturamento, e quanto representam do faturamento total de nossa empresa. Para isso, faremos uso da ferramenta de análises Salescope Mapas (download gratuito aqui).

Vamos começar

O Salescope Mapas possui o módulo Curva ABC, que categoriza seus clientes nas faixas A, B ou C, de acordo com o total em vendas.

Abra o Salescope Mapas e clique em Curva ABC > Relatório.

Caso ainda não esteja selecionado, marque a opção “Agrupar por classificação”.

O relatório irá lhe mostrar o percentual de faturamento de cada faixa da curva ABC. Por padrão, a curva ABC vem configurada para exibir os 20% maiores clientes na Classificação A

Vamos alterar este valor para 5%: para isso, clique em “Configurar Curva ABC”.

Em Classe A, digite 5%.

Pronto. Em nosso exemplo, os 5% maiores clientes representam 57,08% do faturamento total da empresa.

Você pode identificar quem são os clientes clicando em “Exibir todos”.

Também é possível fazer análises restritas a conjuntos de dados. Por exemplo, para visualizar a curva ABC da carteira de um representantes específico, você pode adicionar um filtro com o nome do representante.

Por fim, clique em Curva ABC > Mapa e veja os clientes em um mapa interativo utilizando tecnologia Google Maps.

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