Porque preciso de um B.I.? O que é, como funciona e vantagens em utilizar

Há algumas décadas, quando as empresas passaram a adotar a tecnologia em seu dia a dia, o fizeram com dois objetivos principais:

  • Automatizar tarefas repetitivas ou complexas;
  • Armazenar de forma segura e pesquisável as informações da empresa.

Sua empresa provavelmente está informatizada, com sistemas de cadastro de clientes, vendas e produtos. Mas você consegue tirar algum proveito de todos esses dados na sua gestão?

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É assim que você tem acesso às vendas de seu ERP?

As ferramentas de business intelligence surgiram para permitir explorar todas essas informações e fornecer insights rápidos em meio a esse montante de dados.

Do ponto de vista do processo, a tecnologia automatizou e trouxe segurança e uniformidade a muitos processos. Mas, e do ponto de vista da gestão?

Seus vendedores estão realizando vendas e as colocando no sistema, porém esse mesmo sistema lhe dá as informações de forma a colaborar com o acompanhamento e estratégias de vendas de sua empresa?

Para isso surgiram as ferramentas de business inteligence: elas se integram ao seu sistema empresarial, e lhes dão uma nova perspectiva focada em análise e acompanhamento de vendas.

Porque é importante ter um B.I.?

Você provavelmente já presenciou um gerente comercial solicitando um relatório à sua equipe:

“Pessoal, preciso do histórico completo de um cliente urgente para ajudar em uma negociação”;

“Por favor, criem uma lista de clientes para serem atendidos semana que vem por cada representante”;

“Vamos bonificar os melhores representantes, por favor me enviem relatórios diários de acompanhamento de cada um deles”.

Perceba que todos são cenários plausíveis e provavelmente frequentes na maioria das empresas. E perceba que todos demandam tempo de uma equipe que poderia estar focada vender ou dar suporte a vendedores externos.

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Além disso, sabemos que tão importante quanto uma informação rápida é uma informação precisa, e nestes casos, além de tomarmos o tempo da equipe com geração de relatórios, ainda estão suscetíveis a falhas humanas ou de comunicação.

As ferramentas de B.I. transformam este cenário fornecendo as análises diretamente ao gestor, de forma simples e sem intermediários. Algumas vantagens de se utilizar B.I. são:

  • Liberação da equipe de vendas da construções de relatórios;
  • Geração de relatórios em poucos segundos;
  • Consistência nos números: imune a falhas humanas ou de comunicação;
  • Maior flexibilidade (quer se aprofundar em uma análise? Você pode!);

Por esses motivos, um bom B.I. consegue entregar um valor de retorno muito maior que seu custo de licença ou implantação.

Quando utilizar um B.I.?

Se sua empresa está informatizada e seus pedidos já estão dentro de um sistema, a aquisição de um B.I. se torna um próximo passo natural para que se extraia o máximo de seus dados de clientes e vendas.

Conheça alguns dos cenários em que o B.I. ajuda na gestão:

  • Acompanhamento de atendimento e vendas por cliente;
  • Visualização da região de cada representante;
  • Acesso a KPI’s e indicadores de vendas como ticket médio, frequencia de compras e SKUs por pedido;
  • Categorização de sua carteira em curva ABC para estratégias segmentadas;
  • Descoberta dos clientes que estão deixando de comprar para ações direcionadas;

O Salescope é uma ferramenta de B.I. focada no acompanhamento e crescimento de vendas. Com baixo valor de licença e alto valor de retorno, é simples de utilizar e a única do mercado que gera mapas, dashboards e relatórios de forma automática a partir de qualquer ERP.

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