O que é business intelligence e para que serve

Imagine que seu gerente lhe peça o seguinte relatório:

Por favor, preciso de uma relação dos clientes que conquistamos esse mês, e quem foi o representante responsável por cada abertura.

Para quem não trabalha no dia-a-dia com o Excel, talvez possa parecer um pedido simples e trivial.

Porém, sabemos que esse simples pedido envolve puxar do seu sistema empresarial (ERP) todo o histórico de vendas da empresa, e via planilhas com milhões de linhas fazer PROCV’s e Tabelas Dinâmicas a fim de descobrir a primeira venda de cada cliente, e então dar um jeito de descobrir quem foi o representante que fez cada primeira venda.

Análise de gráfico de vendas

Quer adicionar alguma interatividade, como filtros ou opções de visualização? Aí a coisa fica ainda mais complexa com o uso de macros e scripts VBA.

Empresas geram cada vez mais informações sobre vendas e clientes, e com isso cresce cada vez mais a complexidade de geração de análises comerciais. Para resolver essa questão, surgiram as soluções de Business Inteligence, ou BI’s.

O que é Business Inteligence

É um conjunto de metodologias utilizadas para análise e gerenciamento de vendas. Hoje, essas metodologias foram transformadas em softwares, dando origem aos softwares de B.I.

Análise de gráfico de pizza

Esses softwares se conectam aos sistemas de sua empresa, extraem os dados e os guardam de uma forma organizada e categorizada. Essa nova organização é otimizada para o B.I., e por isso permite análises complexas e instantâneas, muitas delas inimagináveis no ERP ou em planilhas.

Vantagens de se usar um B.I.

Para gestores, coordenadores ou qualquer outro colaborador que dependa de análises comerciais, um B.I. é ferramenta essencial o dia-a-dia de sua rotina, seja pela velocidade e liberdade nas análises, ou pelos recursos avançados de consultas.

Análise de gráfico de barras

Veja algumas vantagens de um software de B.I. sobre seu ERP ou planilhas em Excel:

  • Análises instantâneas: o B.I. é otimizado para gerar relatórios em milissegundos;
  • Interativo: filtros, seleção de períodos e navegabilidade entre os dados são características comuns em B.I.;
  • KPIs: pequenos números podem guardar grandes informações sobre sua empresa: Ticket médio, Frequencia de compra ou Churn rate são ótimos exemplos de números de grande importância, porém complicados de se calcular. Nos B.I.s, eles já estão prontos e disponíveis para análise, sem necessidade de se calcular manualmente;
  • Gráficos: O Excel ou seu ERP podem gerar gráficos de clientes perdidos x abertos por mês? Sim, porém você levará algumas boas horas para gerar um único gráfico. O B.I. já o traz de fábrica;
  • Dashboards: Muito comum em ERPs, são grandes painéis de agrupam informações valiosas sobre um determinado conjunto de informações, e dão um panorama completo sobre elas;
  • Recursos adicionais: mapas, compartilhamento, permissões de acesso e mais outras dezenas de recursos são parte essenciais dos melhores B.I.’s.

Utilizando um B.I. na prática

Vamos gerar alguns exemplos de análises uteis no dia-a-dia. Para isso, vamos utilizar o software Salescope. Você pode baixar uma versão gratuita e testar hoje mesmo.

Criar um ranking dos clientes com maior frequência de compra

1 – Abra o Salescope Mapas, e clique no módulo “Relatório de Vendas”;

Relatório de vendas

2 – Selecione a opção “Clientes”;

Relatório de clientes

3 – Clique sobre a coluna “Uma venda ocorre a cada quantos dias”.

Frequencia de compra de clientes

Criar um mapa de calor das suas vendas

1 – Clique no módulo “Mapa de Calor”. Pronto.

Mapa de calor de vendas

Criar um mapa de clientes, e categorizá-los de acordo com a Curva ABC de compra deles

1 – Clique no módulo “Curva ABC > Mapa”, e pronto.

Mapa de curva abc de vendas

Criar um gráfico de clientes conquistados vs perdidos por mês

1 – Seleciona o módulo “Atividade > Dashboard”.

2 – Role a tela até a seção “Clientes ativados”.

Gráfico de abertura e perda de clientes

Conclusão

Os softwares de negócios acompanham a transformação tecnológica em que as empresas passam, e hoje o B.I. se tornou um dos pilares de um bom gerenciamento comercial e um forte aliado nas estratégias empresariais. Um bom software de B.I. lhe auxilia na criação e acompanhamento de estratégias para sua empresa crescer mais e melhor.

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