LTV: O que é e como calcular o valor de seu cliente

LTV é a sigla para Lifetime Value, ou “Valor do tempo de vida” em português.

Esse é um KPI (indicador de venda) que dimensiona o faturamento total que um cliente trás ao seu negócio, desde sua aquisição até a última venda realizada.

Vamos imaginar um cenário em que você venda um serviço que cobre R$ 1.000,00 por mês de cada cliente. Se um cliente permanecer por 12 meses assinando o seu serviço, ele terá um LTV de R$ 12.000,00, ou seja, pagou R$ 12.000 ao longo de seu tempo de vida.

Para calcular o LTV total de sua carteira, basta somar todo o faturamento e dividir pelo número de clientes.

LTV Total = Faturamento total / Número de clientes.

O LTV é um indicador de extrema importância na manutenção da saúde financeira de sua empresa. Caso você saiba o valor de seu CAC (Custo de aquisição de cliente), você pode garantir que o LTV seja sempre maior que o CAC, ou seja, o valor que um cliente lhe trás seja maior que o custo de aquisição do mesmo.

LTV na prática com Salescope

Salescope é um software de Business Inteligence focado em resultados, que lhe trás diversos KPIs já calculados, inclusive entre eles o LTV de sua carteira.

Para visualizar seu LTV, basta abrir o Salescope Mapas e clicar em “Atividade da Carteira > Visão geral da atividade”.

Você pode filtrar suas análises, por exemplo, analisando o LTV médio da carteira de apenas um representante, de um estado, região ou mesmo de uma linha de produtos.

Para testar o Salescope gratuitamente, clique aqui e baixe uma demonstração.