Dashboard comercial: Valores, Indicadores e KPIs

Postado por Bruno Soares
8 de setembro de 2021

Dashboards comerciais são uma excelente forma de unificar, em um só painel, valores e indicadores importantes para a tomada de decisões estratégicas e acompanhamento de resultados de vendas.

Neste artigo, você irá se surpreender com a facilidade em que podemos gerar dezenas de dashboards comerciais com as vendas de sua empresa.

E, no final do artigo, você irá ter acesso a uma demonstração gratuita! =)

Nosso primeiro Dashboard Comercial

Dashboard comercial de vendas do dia

A criação de dashboards são complexos e envolvem diferentes áreas como design, programação e cálculo de dezenas ou centenas de valores. Por isso, vamos utilizar os dashboards prontos do software Salescope.

O Salescope é muito utilizado por gestores e equipes comerciais e de marketing de indústrias e distribuidoras. Você pode baixar uma versão gratuita aqui para testar na prática.

O primeiro dashboard comercial que quero lhe mostrar é o Resumo do Dia, um prático painel que trás um raio-x detalhado das vendas de sua empresa.

Dashboard de vendas do dia, semana e mês

Já pensou toda manhã poder ligar o computador e já ter um acesso a um resumo completo das vendas de sua empresa do dia anterior, além da semana e mês atual?

Sim, clientes abertos, recordes de vendas, evolução de ticket médio, previsão de vendas… esse módulo é super prático, e funciona como um noticiário que reúne as principais notícias do dia, porém com as suas vendas.

Gráfico de evolução e previsão de vendas do mês
  • Qual representante está vendendo melhor esse mês?
  • Quantos clientes abri ontém?
  • Qual a previsão de vendas do mês?

Você obtem todas essas respostas de forma automática e sem esforço no Resumo do Dia.

Indo mais fundo nos números com o Dashboard Comercial de KPIs

O Resumo do Dia é uma excelente forma de começar o dia, não é mesmo? Mas os dashboards comerciais não se limitam à história recente de sua empresa, eles devem permitir a você investigar e entender todo o histórico de suas vendas.

E para isso contamos com nosso segundo dashboard, o “Dashboards de Histórico e KPIs”.

Dashboard comercial de valores, histórico e kpis de vendas

O dashboard comercial Histórico e KPIs permite a você escolher qualquer informação de sua empresa e destrinchar ela em valores e histórico. Você tem dezenas de opções de seleção.

Veja um exemplo: queremos investigar o KPI “Ticket médio”, que é um famoso indicador que nos aponta o valor médio de cada venda realizada.

No lado esquerdo do Dashboard, selecione a opção Ticket Médio.

Dashboard comercial de histórico de ticket médio

Aliás, você notou quantas opções de valores temos do lado esquerdo? Sim, o Salescope permite a você investigar qualquer informação de valores, clientes, produtos, vendas ou kpis. Super útil e super fácil.

Ao selecionar Ticket Médio, o Salescope gera instantaneamente um painel com o ticket médio geral de sua empresa, além de um histórico de crescimento ou queda do mesmo, um relatório, além de rankings e outras informações úteis de seu ticket médio.

Alguns dos indicadores que você vê na listagem acima também pode ser encontrados por diversos módulos do Salescope:

  • Preço médio de produto: valor médio de cada item vendido
  • LTV: valor total médio comprado por cada cliente
  • Tempo de vida de cliente: quanto tempo leva, em média, entre a primeira e a última venda de cada cliente;
  • Frequencia de compra: a cada quantos dias cada cliente realiza, em média, uma compra.

Bom, este artigo já está ficando enorme e vimos apenas dois das dezenas de módulos do Salescope, então vamos ver por ora um terceiro e último.

Atividade de Clientes

Descobrimos um dashboard que nos mostra um resumo atual de nossa empresa, e em seguida um dashboards de vendas que permite analisar no detalhe qualquer elemento de nossa empresa.

Agora vamos conhecer um novo dashboard que nos dá uma visão geral de nossa carteira de clientes.

Dashboard comercial de clientes

O “Dashboard de Atividades”, também conhecido como “Dashboard de Clientes”, analisa em milissegundos o histórico de vendas de todos os seus clientes para gerar um checkup completo de sua carteira. E quanto digo completo, não estou brincando: veja algumas das informações que você consegue com esse dashboard:

  • Clientes abertos por mês;
  • Clientes perdidos por mês;
  • Clientes recuperados por mês;
  • Churn rate: é a taxa mensal de clientes perdidos;
  • Percentual de clientes da carteira que compram;
  • Tempo de vida de cliente;
  • LTV de cliente (valor total de compra);
  • Dentre outros.
Gráficos de saldo, abertura e perda de clientes

Você pode clicar sobre absolutamente quase tudo, incluindo valores e gráficos, para descobrir mais sobre aquela informação.

Um grande diferencial do Salescope é que os dashboards não são estáticos: a qualquer momento você pode filtrar informações ou até períodos, que o Salescope recalcula todos os dashboards em menos de um segundo.

Gostou? Então chegou a hora de testar!

Ficou interessado em ter uma nova visão sobre suas vendas?

Você pode baixar uma versão gratuita do Salecope hoje mesmo e testar na prática as dezenas de módulos disponíves de fábrica no B.I. mais fácil de utilizar que você já viu.

Quer conhecer mais sobre o Salescope? Visite nosso canal no YouTube!

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