Ticket Médio na Prática

Você possivelmente já ouviu falar no termo Ticket Médio, mas você já o utilizou na prática?

Neste artigo, vamos aprender a utilizá-lo em duas situações: ao vender para um cliente de carteira, e ao abrir um novo cliente, ajudando você a conseguir realizar vendas maiores e melhores.

O que é Ticket Médio?

Ticket Médio (também conhecido como TM) é o valor médio de cada venda realizada. TM é um ótimo indicador de potencial de compra do cliente.

Utilizando com clientes de carteira

Antes de realizar uma venda a um cliente de carteira, você pode consultar o Ticket Médio do mesmo para conhecer seu valor médio por pedido, tendo assim uma valor base para iniciar sua venda.

Para descobrir o TM de um cliente, abra o Salescope Mapas, e acesse o módulo “Totais de Vendas”.

Menu "Totais de Vendas"

Em seguida, selecione a opção “Clientes”.

Seleção de clientes no relatório "Totais de Vendas"

Procure pelo cliente que você irá atender e clique sobre o mesmo. Ao lado direito da tela, você verá um resumo do cliente, incluindo seu Ticket Médio.

Ticket médio e outras informações de valores do cliente

Obs: Caso seu Salescope não mostre as informações do cliente como na imagem acima, pode ser que seu sistema não esteja na versão mais atual. Clique aqui para atualizar seu Salescope.

Utilizando com novos clientes

Sua empresa vai realizar a primeira venda a um prospect? Pode ser interessante ter o Ticket Médio de clientes semelhantes para garantir que sua primeira compra atinja um valor condizente.

Vamos começar definindo um “ponto de semalhança” entre clientes. Em nosso exemplo, vamos investigar o ticket médio de outros clientes da mesma cidade. Porém, ao invés de cidade, você pode utilizar a região, estado, tipo de cliente, ou qualquer outra característica de seus clientes.

Imaginando que nosso novo cliente seja de “São Paulo capital”, vamos abrir o Salescope Mapas e adicionar um filtro de “Cidade > São Paulo”.

Filtro de vendas da cidade de São Paulo

Em seguida, vamos acessar o módulo “Desempenho > Histórico e KPIs”.

Por fim, role a barra lateral para baixo até encontrar o indicador “Ticket médio”.

Ticket médio dos clientes da cidade de São Paulo

Pronto, descobrimos que, no geral, clientes da cidade de São Paulo compram em média R$ 15.504,00 por pedido, e temos um valor de base para começar nosso próximo atendimento.