Como calcular a margem de lucro de minha empresa?

Margem de lucro é um indicador muito utilizado para acompanhamento de vendas em indústrias e distribuidoras, e permite a você entender o percentual de rentabilidade que suas vendas lhe trazem.

Calcula-se a margem de lucro dividindo o valor de rentabilidade pelo valor vendido.

Margem de lucro = Rentabilidade / Valor de venda

Exemplificando: se você vende um produto a R$ 100,00, e ele lhe gerou um lucro de R$ 30,00, sua margem foi de 30%.

Caso não saiba qual sua rentabilidade, basta subtrair os custos do produto do valor de vendas.

Rentabilidade = Valor de venda – Custos do produto

O Salescope lhe permite analisar sua margem de lucro de diversas formas, e neste artigo vamos explorar três delas:

  • Margem das vendas recentes;
  • Histórico de margem;
  • Descobrindo as maiores margens.

Neste artigo estamos utilizando a plataforma de análises de vendas Salescope. Caso ainda não tenha instalado, baixe nossa versão gratuita.

Margem de lucro das vendas recentes

Ao abrir o Salescope, você visualiza o módulo “Resumo do dia”, um painel com uma visão geral de suas vendas recentes.

Dashboard de resumo de vendas recentes

Uma das informações desse painel é justamente a Margem do dia, que já calculada automaticamente pelo Salescope. O sistema calcula, além da margem total, se a mesma cresceu ou diminuiu em relação ao dia anterior.

Margem de vendas do dia

O Resumo do Dia também apresenta um compilado de indicadores da semana e do mês corrente. Você pode analisar, por exemplo, se a margem do mês atual está maior que a do mesmo período do mês anterior.

Evolução da margem de vendas no mês

Histórico de Margem de Lucro

O módulo “Histórico e KPIs” nos dá uma visão geral de qualquer valor, quantidade ou indicador de vendas de sua empresa.

Ao abrir o módulo, selecione “Margem” do lado esquerdo para ter um resumo histórico desse indicador, e descobrir se a margem de suas vendas está em crescimento ou declínio.

Histórico de margem de vendas

Descobrindo as maiores margens

Agora que já sabemos mais sobre a margem recente e seu histórico, vamos descobrir onde estão as maiores margens.

Clique no módulo “Ranking”, e em selecione “Margem” na opção “Totalizar por”.

Ranking de margem

O módulo Ranking ordena, do maior para o menor, qualquer elemento de suas vendas. Você pode descobrir as maiores margens por Representante, Estado, Marca ou qualquer outro elemento.

Vamos a alguns exemplos:

Representantes com maiores margens de lucro

Ranking de margem por representante

Clientes com maiores margens

Ranking de margem por cliente

Grupos de produtos com maiores margens

Grupos de produtos com maiores margens

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