Indicadores de desempenho de vendas (com dashboards) na prática

O Salescope automatiza a criação de importantes indicadores de vendas (KPIs) que lhe ajudam a entender e acompanhar as suas vendas.

Veja a seguir alguns indicadores bastante úteis e onde encontrá-los no Salescope.

Salescope é a ferramenta ideal para gestores e coordenadores analisarem suas vendas. Baixe aqui uma versão gratuita.

Ticket Médio

O ticket médio é um indicador muito utilizado por gestores em diversas situações, entre elas, na análise de desempenho de representantes (ou vendedores).

Calcula-se o ticket médio dividindo o valor total das vendas pelo número de pedidos realizados.

Um cliente com um ticket médio elevado realiza maiores compras, e um representante com ticket médio elevado em tese realiza melhores vendas.

Com o Salescope você pode analisar o ticket médio de seus clientes, representantes ou qualquer outro elemento, como cidade, região, gerente etc. Você pode descobrir, por exemplo, quais representantes possuem o maior ticket médio no módulo Ranking.

Gráfico de ticket médio por representante

É possível também descobrir se o ticket médio está em crescimento ou queda no módulo Histórico e KPIs.

Gráfico de evolução de ticket médio

Margem

A margem é o percentual de rentabilidade que sua empresa tem sobre uma venda; quanto maior a rentabilidade, maior o lucro.

Calcula-se a margem dividindo o valor da rentabilidade de um produto sobre o valor de venda do mesmo.

Certamente, o objetivo de sua empresa é a de realizar vendas com as maiores margens possíveis, e o Salescope lhe ajuda mostrando quais produtos, marcas ou representantes consegue as melhores margens.

Vamos descobrir na prática duas formas de analisar esse importante indicador. A primeira é o já conhecido módulo Histórico e KPIs. Nele, você descobre se sua margem está aumentando ou diminuindo com o passar do tempo.

Gráfico histórico de evolução da margem de vendas

Interessante, não? Vamos nos aprofundar na análise e descobrir de onde vêm as maiores margens.

Novamente, o módulo Ranking nos mostra de forma prática os maiores indicadores. Selecione, por exemplo, Produto e Margem nas opções do módulo para visualizar os produtos com maiores margens.

Gráfico de ranking de produtos com maiores margens

Até o momento, analisamos todo o histórico de nossas vendas, e o ranking pode estar exibindo alguns produtos que não são mais comercializados, ou que tiveram alteração no preço.

Para contornar isso, vamos limitar nossa análise aos últimos 90 dias. Utilizando o calendário, você troca facilmente o período da análise, e pode ter uma visão mais condizente com a realidade atual de sua empresa.

Calendário de últimos 90 dias de vendas

Super prático!

Podemos analisar a margem por qualquer outro elemento, por exemplo, descobrir quais representantes nos trazem as melhores margens.

Essa é a praticidade que uma ferramenta de inteligência de negócios como o Salescope trás para a sua gestão; imagine quanto tempo seria gasto para realizar essa análise no Excel.

Tempo de Vida de Cliente

Tão importante quanto abrir novos clientes, é realizar aberturas saudáveis de clientes que comprem por muito tempo, trazendo maior retorno sobre investimento e previsibilidade de faturamento.

O número de dias desde a abertura até a última compra de cliente é chamada de “Tempo de Vida do Cliente”. Se você imaginou que o Salescope permite analisar o tempo de vida dos clientes, está certo, e vamos descobrir duas formas super práticas de se fazer isso.

Primeiro vamos ter um panorama geral de quanto tempo, em média, um cliente de nossa empresa permanece comprando. Para isso, basta acessar o módulo “Visão Geral da Atividade” e procurar pelo indicador “Tempo de vida do cliente”.

KPI (indicador de venda) Tempo de vida de cliente

Em nosso exemplo, um cliente permanece em nossa carteira por 65 dias, ou seja, cada novo cliente continua comprando de nossa empresa por pouco mais de 2 meses.

E agora, mais uma vez, vamos entrar no detalhe do indicador e descobrir quem mais colabora com esse número.

Acesse novamente o módulo Ranking e selecione as opções “Representante” e “Tempo de vida de cliente” para descobrir quais representantes trazem clientes que perduram por mais tempo comprando.

Gráfico de ranking de tempo de vida de cliente por representante

Espero que tenha aprendido novas dicas no uso do Salescope. Agora, sinta-se à vontade para explorar novos indicadores e realizar novos cruzamentos de dados.

Até a próxima!

Ainda não utiliza Salescope na sua empresa? Baixe agora uma versão gratuita e tenha uma visão mais clara de suas vendas.