Curva ABC: Exemplo prático com relatório e mapa

Curva ABC é uma metologia de análise que organiza seus clientes em três categorias, da “mais relevante” (classe A) para a com “maior quantidade” (classe C).

Veja como é fácil identificar seus clientes por faixas de classificação ABC utilizando um software de BI (business inteligence).

Relatório de Curva ABC de Clientes

Nesse exemplo, ao invés planilhas em Excel, utilizaremos o software de análises comerciais Salescope BI. Se você ainda não utiliza em sua empresa, baixe aqui uma versão gratuita.

Abra o Salescope BI, e clique no menu Desempenho > Curva ABC. O sistema irá gerar de forma automática um relatório de seus clientes de acordo com o total comprado por cada um.

Relatório de curva abc de clientes

Você pode definir qual o percentual de clientes pertencerá a cada faixa ABC nas configurações na parte superior da tela.

Percentuais das faixas ABC

É possível compartilhar o relatório por email, WhatsApp, Microsoft Team ou qualquer outro meio de comunicação.

Mapa de Curva ABC

Gostaria de ter uma visão mais espacial de seus clientes? O exclusivo Mapa de Curva ABC plota de forma automática todos os seus clientes no Google Maps, colorindo cada cliente de acordo com o total comprado por cada um.

Mapa de curva ABC de clientes

As opções também permitem a você categorizá-los pela rentabilidade, quantidade de pedidos ou qualquer outro valor.

Gostou dos recursos de Curva ABC? O Salescope BI possui dezenas de módulos de análises prontos para uso, trazendo um verdadeiro raio-x de sua empresa. Baixe agora uma versão gratuita e teste na prática!

Conheça mais recursos também em nosso canal no YouTube.