Curva ABC: Como fazer um relatório de seus clientes por faixa de valor

Postado por Bruno Soares
29 de abril de 2022

Curva ABC é uma metodologia de análise que separa seus clientes em três categorias:

  • Classe A: Uma pequena quantidade de clientes que, juntos, representam a maior parte de seu faturamento;
  • Classe B: Uma parcela maior de clientes que representa um valor mediano de seu faturamento;
  • Classe C: A maior parcela de clientes, que representam uma menor faixa.

Ou seja, a Curva ABC pressume que poucos clientes são responsáveis pela saúde financeira de sua empresa, e que a maior parte trás uma participação menor em seu faturamento.

Você sabia que pode identificar facilmente os clientes de cada faixa em sua empresa para tomar ações comerciais mais assertivas de acordo com cada categoria?

Nesse tutorial você verá como criar um relatório e até um mapa (sim!) de seus clientes de acordo com a classificação ABC. Utilizaremos, para isso, o Salescope BI. Se você ainda não o utiliza em sua empresa, baixe aqui uma versão gratuita.

Relatório de Curva ABC de Clientes

Ao abrir o Salescope BI, clique no menu Desempenho > Curva ABC. O sistema gerará um relatório com todos os seus clientes já categorizados de acordo com o total de compras de cada um. Sim, com apenas um clique!

Relatório de Curva ABC de Clientes

Você pode ajustar a Curva ABC de acordo com outros valores, ou definir novos percentuais, na parte superior do relatório.

Percentuais da curva ABC de clientes

Quer compartilhar esses dados com sua equipe? Clique no botão de compartilhamento para enviar por email, Whatsapp ou qualquer outro meio.

Mapa de Curva ABC

O Salescope BI vai além do relatório e permite uma análise geográfica utilizando o Google Maps. Veja como você pode ter uma nova visão de sua carteira de clientes identificando o posicionamento geográfico deles:

Mapa de Curva ABC de Clientes

Teste agora

Nesse artigo apresentamos dois módulos do Salescope BI, porém ele possui mais de 20 módulos de análises, incluindo dashboards de vendas, saúde da carteira, metas e muito mais. É um verdadeiro canivete suiço para gestores e equipes comerciais!

Baixe agora uma versão gratuita e teste hoje mesmo, ou visite nosso canal no YouTube para ver o Salescope BI funcionando na prática.

Tags: análise de clientes / classificação abc / classificação de clientes / classificação de paretto / curva abc / paretto

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação