Como identificar clientes inativos e conquistados (relatório + gráficos)

Sua empresa vende seus produtos para uma carteira de clientes, mas será que essa carteira está crescendo ou diminuindo com o tempo? Neste artigo vamos aprender a identificar clientes perdidos, conquistados e recuperados de forma fácil e visual.

Nesse exemplo utilizaremos o software de BI Salescope. Ele é muito simples de utilizar e você pode baixar uma versão gratuita dele aqui.

Identificando os clientes inativos e conquistados

Abra o Salescope BI e clique no módulo “Movimentação de Clientes”. O software irá gerar automaticamente um gráfico e um relatório de todos os seus clientes.

Gráfico de clientes perdidos x conquistados ou abertos

O gráfico criado possui três linhas:

  • Azul claro: Clientes conquistados
  • Vermelho: Clientes perdidos
  • Azul escuro: Clientes recuperados

E também barras verdes e vermelhas, que identificam o saldo final de clientes no período.

Você pode conhecer mais a fundo o módulo em nosso manual.

Abaixo do gráfico você encontra os mesmos números em formato de relatório, com os totais de clientes mês a mês.

Relatório mensal de movimentação de clientes

Clique em um mês para visualizar toda a movimentação de clientes naquele período.

Cada empresa pode considerar um período diferente para categorizar um cliente como inativo ou perdido. Você pode definir o número de meses sem compras no painel lateral de configuração de atividade.

Configuração de atividade da carteira

Vídeo

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