Como fazer uma análise das vendas de seus produtos

Postado por Bruno Soares
11 de março de 2020

Neste artigo, vamos descobrir como é simples descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas dos produtos de sua empresa.

Vamos visualizar, na prática:

  • Qual o produto mais vendido (em valor e quantidade) de sua empresa;
  • Qual produto já foi vendido para mais clientes;
  • Qual produto possui a maior margem;
  • Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total.

Caso ainda não possua o Salescope instalado, você pode testá-lo gratuitamente.

Qual meu produto mais vendido?

O Salescope possui o módulo “Relatório de vendas”, que permite a você analisar no detalhe os valores de vendas de sua empresa. Vamos utilizar esse relatório na maior parte de nossas análises neste artigo.

Abra o Salescope Mapas, e acesse Desempenho > Relatório de Vendas.

Ainda não utiliza o Salescope? Acompanhe na prática esse artigo baixando a versão gratuita.

Menu relatório de vendas

No campo Analisar, selecione “Produtos”.

Seleção de relatório de produtos

Agora vamos descobrir qual o produto campeão em valores de vendas. Clique duas vezes na coluna “Valor”, e pronto, já temos um ranking dos produtos com maiores valores em vendas.

Ranking de produtos por valor

Você também pode fazer um ranking de produtos por quantidade vendida. Clique duas vezes na coluna “Quantidade”.

Ranking de produtos por quantidade

Qual produto já foi vendido para mais clientes?

Descobrir quais produtos são vendidos para o maior número de clientes pode indicar a boa aceitação de um item pelo mercado.

Para descobrir quais seus produtos têm a melhor distribuição para clientes, ainda no Relatório de Vendas, clique duas vezes na coluna “Clientes”.

Ranking de produtos por clientes

Pronto, temos um ranking de clientes por produto.

Qual produto possui a maior margem

Caso você utilize o Salescope com informações de valor e rentabilidade, ele irá calcular automaticamente sua margem em seus relatórios.

Para descobrir quais produtos possuem a maior margem, assim como nos exemplos anteriores, basta clicar duas vezes sobre a coluna “Margem”.

Ranking de margem de produtos

Com o uso, você irá notar que a maior parte de suas análises no Salescope podem ser feitas com poucos cliques, e isso lhe ajudará a ter mais informações de vendas em menos tempo.

Qual a participação de cada grupo de produtos no faturamento total?

De todo o faturamento de sua empresa, você sabe a participação de cada grupo de produto no total?

Análises de participação também são simples no Salescope: ainda no Relatório de Vendas, selecione “Grupos”.

Relatório de vendas por grupo de produto

Pronto, já temos um relatório de vendas por grupo de produto. A coluna “% Valor” indica o percentual de cada grupo sobre o faturamento total.

Participação dos grupos de produto no faturamento

Quer ver mais algumas análises de vendas na prática? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope.

Tags: analise de mix de produtos / como analisar / desempenho de vendas / exce / mix de produtos / pesquisa

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