Como descobrir a chance de perda de clientes (churn)

Qual a chance de um cliente ser perdido?

O Salescope BI utiliza inteligência artificial aplicada às suas vendas para descobrir a taxa de risco de cada cliente de sua carteira. Você pode descobrir essa taxa de risco no módulo “Atividade da Carteira”.

Módulo de atividade da carteira

Você visualiza a taxa de risco na coluna “Chance de perda”.

Taxa de chance de perda do cliente

O Salescope também pode lhe dar recomendações de como diminuir o risco de perda, caso identifique um risco mais específico no cliente.

Para isso, basta clicar sobre o cliente e visualizar a recomendação na barra lateral.

Recomendações para reversão de cliente

Como o Salescope calcula a taxa de risco?

A chance de se perder um cliente está interligada a uma série de características no comportamento de compra do mesmo. O Salescope analisa individualmente 5 indicadores de cada cliente:

  • Atividade: Há quanto tempo o cliente não faz uma compra?
  • Frequência: O cliente compra rotineiramente?
  • Mix de produtos: Ele compra uma boa variedade de SKUs?
  • Tempo: É um cliente novo ou de longa data?
  • Crescimento: Os valores de compras estão crescendo ou diminuindo com o tempo?

Com base no histórico de toda sua carteira, o Salescope identifica quais pontos têm mais peso na perda de clientes e quais os valores desejados para cada índice. Conseguimos identificar, por exemplo, qual a frequência saudável de compra para um cliente, ou qual o mix de produtos esperado para mantê-lo ativo.

Todos esses dados alimentam um algorimito de inteligência artificial (IA), que então é utilizado para analisar cada cliente de sua carteira, e com isso, estipular um índice de chance de perda que vai de 1% à 99%.

A novidade já está disponível para todos os usuários do Salescope 27 ou superior.

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