Como criar e acompanhar uma meta de vendas

Postado por Bruno Soares
13 de janeiro de 2022

Metas de vendas são uma excelente forma de manter sua equipe motivada com um propósito, produtiva e ainda ajuda seu faturamento a ser mais constante e previsível.

O Salescope BI permite a você criar e acompanhar uma ou mais metas de vendas, podendo ser metas individuais ou coletivas. Neste tutorial você irá descobrir como é simples criar uma nova meta!

Ainda não utiliza o Salescope em sua empresa? Baixe agora uma versão gratuita!

Criando uma nova meta

Abra o Salescope BI, e clique no módulo Metas. Em seguida, clique no botão “Nova meta”.

O Salescope abrirá um passo-a-passo para você criar sua primeira meta.

Comece digitando qual o período de vigência da meta, sendo:

  • Data de início: a partir de quando estará valendo a meta;
  • Data de conclusão: último dia para atingimento da meta.

Clique em Avançar.

Em seguida, o Salescope perguntará qual a visibilidade da nova meta, ou seja, quem poderá visualizá-la:

  • Todos os usuários: Toda a equipe terá acesso à essa meta. Note que, caso algum usuário tenha restrições de acesso, como não poder visualizar valores ou não tiver acesso a todas as vendas, ele não verá essa meta.
  • Apenas eu: Caso queira que apenas você tenha acesso à essa meta.

Clique em Avançar.

E chegamos na principal etapa: definir o valor da meta.

Digite um valor desejado e clique novamente em Avançar.

Por fim, vamos dar um nome à nossa meta, para que lembremos seu objetivo quando a virmos de novo. Como o Salescope permite que você crie múltiplas metas, essa é uma forma de acompanhar mais facilmente seus objetivos.

Clique em “Criar meta” e pronto!

Acompanhando a meta de vendas

Após criar uma meta de vendas, o Salescope passa a exibi-la no dashboard de metas.

A visualização da meta é exibida em um painel que reune todas as informações para um acompanhamento prático e preciso. Vamos entender por partes:

No topo você vê as informações que identificam a meta: nome, percentual de atingimento, valor, período, visibilidade, e quem a criou.

Mais abaixo, temos o progresso da meta e o tempo decorrido:

A barra azul informa o valor vendido, sendo que a meta é atingida quando a barra estiver cheia.

A barra cinza informa o tempo decorrido, e o tempo para atingir a meta se encerra quando essa barra estiver completa.

Por fim, temos um gráfico de acompanhamento:

A linha azul representa o valor total vendido, e a linha verde a meta. Caso a linha azul atinja a linha verde, significa que a meta foi batida. Caso a linha azul alcance o final do gráfico horizontalmente, significa que o tempo se esgotou. Por isso, o ideal é que a linha azul cruze a verde antes de chegar ao final.

Quer acompanhar suas metas de vendas, e ter uma nova visão de sua empresa com gráficos, mapas e dashboards fáceis de usar? Clique aqui e conheça o Salescope BI.

E não deixe de conferir dicas práticas em nosso canal no YouTube.

Tags: acompanhamento de vendas / atingimento / como criar meta / meta de vendas

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação