Como calcular ticket médio de vendas, por representante, estado ou região

Ticket médio é um indicador de desempenho muito utilizado pela indústria e varejo. Vamos ensinar como calcular utilizando o Excel, e no final do artigo uma segunda forma, mais simples e rápida.

Fórmula do Ticket Médio

O cálculo para se chegar no ticket médio de vendas é o seguinte:

Ticket médio = Valor total em vendas / número de pedidos

Assim como o varejo se utiliza do ticket médio para identificar os melhores (ou mesmo os piores) vendedores, na indústria, distribuidores e revendas este indicador é utilizado das mais diversas maneiras: identificar os melhores representantes ou gerentes regionais, os produtos com maior aceitação, cidades que precisam de atenção etc.

Calculando na prática: utilizando Excel

O primeiro passo é exportar os dados de seu ERP para o Excel, com as colunas “Número do pedido”, “Valor”, “Data de emissão do pedido” e mais as colunas que serão utilizadas como filtro. Por exemplo, se você quiser calcular o KPI por representante, deve exportar uma coluna com esta informação. Vamos fazer um exemplo com apenas três pedidos:

Em nosso exemplo, vamos considerar que dois pedidos gerados no mesmo dia para o mesmo cliente seja contabilizado como um único pedido.

Selecione todas as linhas, clique em Inserir, Tabela Dinâmica, e na janela que se abre apenas clique em OK.

 

O Excel criará a tabela dinâmica e abrirá uma barra lateral com as propriedades da nova tabela. Arraste as colunas “Valor”, “Data de emissão do pedido” e “Representante” para os campos “Colunas”, “Valores” e “Linhas” nesta respectiva ordem, de forma semelhante à imagem abaixo:

 

Por fim, na coluna “D” vamos calcular o Ticket médio dividindo o valor da coluna B pela C. Por exemplo, na linha 3, valor colocar a seguinte fórmula da coluna D: “=B3/C3“, e repetir esta fórmula para todas as linhas. Sua tabela ficará semelhante a esta:

Pronto, temos agora o ticket médio no período por representante para o nosso exemplo.

Entre exportar as informações do ERP e gerar a tabela dinâmica, o tempo necessário para se criar essa análise é por volta de 30 minutos, a depender do formato em que o ERP exporte essas informações. Porém meia hora para cada análise é um tempo relativamente alto. Vamos verificar como realizar a mesma análise com o software de business intelligence Salescope.

Calculando na prática: utilizando o Salescope

O Salescope Mapas possui importantes indicadores de desempenho de vendas e clientes, dentre eles o Ticket Médio. Vamos verificar como chegar a essa informação em menos de 1 minuto.

Primeiramente, abra o Salescope Mapas (se você não possui o Salescope, baixe uma versão gratuita aqui). Como vamos analisar o Ticket Médio sobre Vendas, selecione o menu Módulos > Vendas.

O sistema irá trazer uma visão geral de suas vendas, já com o Ticket Médio total calculado. Vamos restringir nossa análise apenas ao representante que desejamos visualizar.

Clique no botão “Adicionar Filtro”, selecione “Representantes” e marque o representante em que deseja analisar (em nosso exemplo, escolhemos o “André Representações”).

Pronto, você já tem um raio-x de todas as vendas do “André Representações”. É possível analisar o ticket médio, valor total de vendas, quantidade de pedidos, produtos vendidos, preço médio, verificar a listagem de todos os pedidos e muito mais. Todas as informações são compartilháveis via Excel ou email já integrado ao Salescope.

Você pode adicionar novos filtros, comparar com outros representantes ou até mesmo gerar um mapa de clientes identificando a frequência de compras, e compartilhar todos esses resultados com sua equipe.

Quer testar o Salescope com os dados de sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma apresentação ou baixe agora uma versão demonstrativa gratuita.

 

 

 

 

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