Análise de vendas: Calculando o Ticket Médio, Rentabilidade e Frequência por Cliente

Analisar as vendas da empresa é parte essencial do trabalho de gestores, permitindo o acompanhamento e a criação de estratégias mais assertivas.

Nesse artigo ensinaremos como é fácil descobrir algumas informações valiosas sobre as vendas de sua empresa, como por exemplo, se estão em crescimento ou queda, qual a rentabilidade, ticket médio e até a frequência com que os clientes compram.

Para nossas exemplos utilizaremos o software de análises comerciais Salescope BI. Você pode baixar uma versão gratuita aqui.

Identificando vendas em crescimento ou queda

O Salescope BI possui diversas formas de analisar o crescimento de sua empresa, porém vamos apresentar uma simples e direta.

Abra o software e clique no menu “Evolução de Vendas”. Pronto, só de abrir essa tela o sistema já irá gerar um gráfico e um relatório das vendas mês a mês.

Relatório de evolução mensal de vendas

Além da evolução das vendas, você tem uma previsão do próximo mês, pode classificar, filtrar e navegar entre as datas facilmente.

Você também pode customizar as análises como preferir. Por exemplo, vamos optar por analisar as vendas ano a ano.

Gráfico de evolução anual de vendas

Identificando a rentabilidade

De forma resumida, rentabilidade é o valor de venda menos o custo de fabricação.

Há diversas formas de se trabalhar com a rentabilidade no Salescope BI: podemos identificar a rentabilidade total, analisar a evolução, criar um mapa das regiões com maiores rentabilidades…

Como exemplo, vamos criar um gráfico com os produtos que trouxeram o maior valor em rentabilidade para nossa empresa.

Selecione o menu “Ranking” do lado esquerdo da tela, e em seguida selecione as opções “Produtos” e “Rentabilidade”. E pronto, já sabemos quais produtos trazem as maiores rentabilidades com menos de 5 cliques!

Produtos com maiores rentabilidades

Calculando o Ticket Médio

Ticket médio é o valor médio por venda realizada. Nessa análise, vamos para uma abordagem mais simples e direta, identificando apenas qual o ticket médio geral de nossa empresa.

Para isso, clique no menu “Histórico e KPIs”, e selecione a opção “Ticket Médio”. E pronto, já sabemos qual o valor médio de cada venda de nossa empresa.

Ticket médio geral

Está notando como tudo se torna muito simples e direto com um software especializado em análises?

Frequência de compras dos clientes

O Salescope BI possui dezenas de módulos e permite quase que infinitas combinações de valores e indicadores para a geração de diferentes análises.

Vamos finalizar nosso artigo com apenas mais um exemplo, que é analisando a frequência de compra da carteira de cliente. Podemos fazer isso de diversas formas, porém vamos optar por uma análise detalhada cliente a cliente.

Selecione o menu “Totais de Vendas”, e em seguida selecione “Clientes”.

Relatório de frequencia de compras por clientes

Pronto, temos um relatório com todos os clientes de sua empresa, e junto a outras informações, temos o ritmo de compra de cada um dos clientes.

Chegou a sua vez

Quer testar todas as possibilidades que o um software de BI trás para você? Baixe agora uma versão gratuita do Salescope BI e teste na prática!