Como fazer com que os meus representantes ganhem tempo e vendam mais utilizando o Salescope?

Hoje em dia um dos recursos mais valiosos e escassos dentro das empresas é o tempo. Por isso, as empresas vêm buscando alternativas para otimizar processos e serem mais assertivas em suas escolhas.

Tempo da equipe de vendas

O recurso “tempo” mal administrado impacta diretamente nos resultados e nos custos diretos e indiretos dentro das empresas.

Voltando essa questão para a área comercial, temos algumas melhorias que poderão ser aplicadas na prática, fazendo com que a nossa equipe ganhe mais tempo, seja mais assertiva e, como consequência, aumente suas vendas.

Vou te ensinar na prática como trabalhar isso dentro do Salescope Mapas (em um artigo futuro irei te ensinar como fazer isso no Salescope Análises também).

Vamos à prática

1 – Abra o Salescope Mapas, e selecione o período no qual deseja fazer sua análise.

Como vamos trabalhar hoje com o módulo de “Atividade de vendas”, aconselho a buscar pelo menos os últimos 3 anos de vendas. Caso não tenha todo esse período não tem problema, pode selecionar um período menor.

Filtro de data

2 – Agora vamos restringir nossa análise a alguns vendedores que queremos analisar. Clique em “Adicionar filtros” e selecione um ou mais vendedores, e clique em “OK”.

Filtro de representantes

3 – Selecione a seguir o módulo Mapa dentro de Atividade.

Menu mapa de atividade de clientes

Neste módulo podemos visualizar em um mapa os clientes e cidades com vendas, juntamente com o comportamento de compra de cada um deles. Você pode clicar em um cliente ou cidade para visualizar mais informações de compra e contatos.

Informações de cliente

4 – Agora vamos explorar as informações de atividade em um nível mais detalhado. Para isso, clique em “Relatório” no módulo “Atividade”.

Menu relatório de atividade

O Relatório de Atividade nos permite visualizar todos os clientes (ou cidades) da carteira do vendedor, juntamente com a informações de atividade de compra de cada um.

Relatório de atividade de clientes

Você também pode selecionar a opção “Agrupar por atividade” para ter uma visão geral da saúde da carteira deste representante.

Atividades de clientes

Com as análises que acabamos de fazer, podemos tomar as seguintes ações na prática:

1 – Ações junto ao Representantes

Checklist de representantes

Compartilhe com seus vendedores Mapas e Relatórios de Atividade de sua carteira por email. Isso permite ao representante tomar ações direcionadas a cada grupo de clientes:

  • Clientes Inativos: Solicitar um posicionamento do vendedor para trabalhar a recuperação desses clientes;
  • Clientes Quase Inativos: Orientar o vendedor a fazer uma visita e entrar e contato com esses clientes para evitar uma possível perda.

O vendedor tendo essas informações em mãos terá muito mais assertividade em montar seu planejamento de visita aos clientes, gerando ganho nos resultados, melhorando a recuperando de inativos e evitando que clientes sejam perdidos.

2 – Acompanhamento de equipe

Equipe de representantes

Você pode fazer o acompanhamento do trabalho de sua equipe de campo por estes mesmos Mapas e Relatórios de Atividade:

  • Acompanhe quantos e quais foram os clientes recuperados (inativos que voltaram a comprar);
  • Descubra novos clientes que seus representantes trouxeram para dentro de casa;
  • Analise o percentual de carteira ativo de cada representantes no módulo Dashboard de Atividade;
  • Crie ações de vendas ou marketing direcionadas a clientes quase inativos, a fim de reverter uma possível perda.

Viu como em pouco tempo você pode tornar a sua equipe muito mais produtiva e assertiva?

Implementando uma rotina periódica de compartilhamento e análises de com a sua equipe comercial, tenho certeza que você colherá ótimos resultado e ainda fará com que a sua equipe ganhe tempo, seja mais assertiva e aumente as vendas de forma inteligente e prática.

Negócio fechado

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