Business Intelligence grátis: existe?

Postado por Bruno Soares
4 de julho de 2017

O termo Business Intelligence (B.I.) surgiu nos anos 90 e descreve, de forma resumida, uma ferramenta capaz de transformar dados empresariais brutos em informações relevantes para análises e tomadas de decisões.

Hoje, 30% das empresas no Brasil utilizam alguma ferramenta de business intelligence de acordo com estudo recente, e esse número chega a quase 100% dentre as 50 maiores empresas do mundo.

Toma melhores decisões quem conhece melhor ao seu negócio, mercado e concorrentes, e as empresas que exploram o valor de seus dados ganham clara vantagens nos negócios.

Quanto custa uma ferramenta de BI? Existe grátis?

Por ser um mercado em franca expansão, existem no mercado BI’s de todos os tamanho e preços. Vamos separá-los em três categorias:

1 – Premium

Você certamente já ouviu falar de algum deles: são ferramentas caras, que requerem servidores de aplicação e banco de dados para implantar, além de uma equipe de programadores e cientistas de dados para desenvolverem os dashboards. Normalmente custam centenas de milhares de reais para implantar, além do custo de licenças individuais anuais.

Exemplos de B.I’s premium:

  • Qlikview / Qliksense
  • Tableaut
  • Microsoft Power BI

 

2 – In-house

Muitas empresas tem o costume de contratar equipes de programadores e desenvolver soluções de inteligência de negócios internamente. Esta não é uma estratégia necessariamente errada, mas tem seus riscos e custos: hora do profissional cara, depender de um profissional específico, custos com treinamento de equipe, e nem sempre conseguir acompanhar as tecnologias de mercado.

 

3 – Grátis

Algumas empresas de ERP costumam oferecer ferramentas de análises de vendas “grátis”, ou cobrando caro mas alegando ser a “melhor ferramenta para funcionar com ERP, pois é desenvolvida pela mesma fabricante“. Isso dificilmente é verdade: empresas de ERP tem como core-business sua plataforma principal, e é de seu interesse amarrar o cliente o máximo possível em suas tecnologias.

Ferramentas de BI oferecidas por essas empresas costumam ser meras tabelas e dashboards simples, apenas para contar em seu portifólio de produtos. Esses BI’s nem mesmo funcionam com outros produtos concorrentes, e para piorar, qualquer customização costuma ser cobrada em valores muito acima do mercado, pois sua solução é fechada e não permite intervenção de terceiros.

Exemplo de empresas que oferecem B.I.’s:

  • TOTVS Protheus
  • LINX
  • SAP

 

Em qual categoria se enquadra a Salescope?

Há 20 anos desenvolvemos e aprimoramos o Salescope Análises, nosso BI focado em resultados, aproveitando o melhor de cada categoria: poderoso como um BI premium, integrado como um BI de ERP, e que atenda às necessidades como um in-house.

Para começar, não cobramos taxa de implantação, a mensalidade é competitiva, e o mais importante: não existem custos indiretos. Você não precisa comprar servidores, contratar novos profissionais nem pagar pelo desenvolvimento. E todas as nossas atualizações de sistema com novos recursos são gratuitas.

Nossas ferramentas trazem dashboards, gráficos, relatórios e mapas interativos que se integram a qualquer ERP do mercado.

Além disso, por sermos uma empresa de tecnologia focada em inteligência de mercado, temos em nosso core desenvolver soluções fáceis de utilizar, com resultados rápidos e compartilhamento descomplicado. Nossos softwares são em português e desenvolvidos para atender o mercado nacional.

Mais algumas vantagens do Salescope:

  • Primeiro treinamento gratuito;
  • Business Inteligence e Geomarketing integrados;
  • Compartilhe análises com sua equipe de forma segura;
  • Planos flexíveis.

Ficou interessado em saber mais sobre o Salescope? Solicite um orçamento agora mesmo, e desfrute de um mês grátis com as informações de sua empresa.

Tags: business inteligence / controle de vendas / dashboard / download / erp / excel / exemplos / geomarketing / grátis / kpi / linx / painel de vendas / planilha de vendas / powerbi / preços / sap / software / totvs / vendas

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação