Ticket médio: como calcular por venda, representante, estado, região ou cliente

Postado por Bruno Soares
21 de setembro de 2017

Ticket médio é um indicador de desempenho muito utilizado pela indústria e varejo. Vamos ensinar como calcular utilizando o Excel, e no final do artigo uma segunda forma, mais simples e rápida.

Você é gestor ou coordenador de vendas? Utilize um software que calcula todos os indicadores de vendas automaticamente para você. Teste agora Salescope gratuitamente.

Fórmula do Ticket Médio

O cálculo para se chegar no ticket médio de vendas é o seguinte:

Fórmula de ticket médio: valor total ´dividido por número de pedidos
Ticket médio = Valor total em vendas / número de pedidos

Assim como o varejo se utiliza do ticket médio para identificar os melhores (ou mesmo os piores) vendedores, na indústria, distribuidores e revendas este indicador é utilizado das mais diversas maneiras: identificar os melhores representantes ou gerentes regionais, os produtos com maior aceitação, cidades que precisam de atenção etc.

Calculando na prática: utilizando Excel

O primeiro passo é exportar os dados de seu ERP para o Excel, com as colunas “Número do pedido”, “Valor”, “Data de emissão do pedido” e mais as colunas que serão utilizadas como filtro. Por exemplo, se você quiser calcular o ticket médio por “representante”, deve exportar uma coluna com esta informação.

Vamos fazer um exemplo com apenas três pedidos:

Em nosso exemplo, vamos considerar que dois pedidos gerados no mesmo dia para o mesmo cliente seja contabilizado como um único pedido.

Selecione todas as linhas, clique em Inserir, Tabela Dinâmica, e na janela que se abre apenas clique em OK.

Inserir tabela dinâmica

O Excel criará a tabela dinâmica e abrirá uma barra lateral com as propriedades da nova tabela. Arraste as colunas “Valor”, “Data de emissão do pedido” e “Representante” para os campos “Colunas”, “Valores” e “Linhas” nesta respectiva ordem, de forma semelhante à imagem abaixo:

Tabela dinâmica de vendas no Excel

Por fim, na coluna “D” vamos calcular o Ticket médio dividindo o valor da coluna B pela C. Por exemplo, na linha 3, valor colocar a seguinte fórmula da coluna D: “=B3/C3“, e repetir esta fórmula para todas as linhas. Sua tabela ficará semelhante a esta:

Ticket médio por representante

Pronto, temos agora o ticket médio no período por representante para o nosso exemplo.

Entre exportar as informações do ERP e gerar a tabela dinâmica, o tempo necessário para se criar essa análise é por volta de 30 minutos, a depender do formato em que o ERP exporte essas informações. Porém meia hora para cada análise é um tempo relativamente alto. Vamos verificar como realizar a mesma análise com o software de análise de vendas Salescope.

Calculando na prática: utilizando o Salescope

O Salescope Mapas possui importantes indicadores de desempenho de vendas e clientes, e dentre eles o ticket médio. Vamos verificar como chegar a essa informação em menos de 1 minuto.

Primeiramente, abra o Salescope Mapas (se você não possui o Salescope, baixe uma versão gratuita aqui). 

Selecione o módulo Desempenho > Relatório de vendas.

Menu "Relatório de vendas"

Em seguida seleciona “Representantes” no campo “Analisar”.

Relatório de vendas por representante

Role o relatório para a direita até encontrar a coluna “Ticket médio”. Você pode clicar duas vezes sobre ela para gerar um ranking do maior para o menor.

Ranking de ticket médio por representante

Você pode realizar diversas análises de suas vendas com o Salescope, conheça algumas muito úteis:

Quer testar o Salescope com os dados de sua empresa? Baixe agora uma versão demonstrativa gratuita!

Tags: calcular ticket medio online / como aumentar o ticket medio / formula / kpi / kpis / mapa de clientes / mapa de frequencia / mapa de inatividade / mapa de representantes / para que serve o ticket medio / planilha / planilha de ticket médio / ticket médio / ticket medio de vendas / ticket medio vendedor / tm / vendedor

Newsletter Salescope

Receba toda semana e-mails úteis com informações sobre o mercado e nosso produto.
WhatsApp
Agende uma
apresentação